
Viaduto das Andresas distinguido nos Global Future Design Awards 2020
Oct 9, 20A Ventura + Partners foi premiada nos Global Future Design Awards 2020. O projeto Viaduto das Andresas conquistou o primeiro lugar na categoria de design urbano, dezasseis anos após a sua conclusão. O gabinete coloca Portugal numa lista de premiados de mais de 20 países, na qual se destacam os britânicos Foster + Partners.
Integrada no âmbito do programa do Euro 2004 e das acessibilidades ao Estádio do Bessa, a execução do Viaduto das Andresas veio completar o traçado da Avenida do Bessa, projetada nos anos 90 pelo arquiteto Manuel Ventura. O Viaduto foi desenhado a partir do conceito de uma estrutura metálica totalizadora, capaz de compreender num único vão a distância que medeia os dois lados da VCI.
De modo a diminuir o tempo de execução e a causar o mínimo impacto sobre o normal funcionamento da VCI, a estrutura de 900 toneladas de aço foi montada peça por peça no terreno adjacente no lado nascente e posicionada no local durante a noite, em apenas duas horas. Foi neste contexto que se assistiu pela primeira vez em Portugal a esta metodologia de montagem, através de um sistema de deslizamento com recurso a dois conjuntos de carros hidráulicos. Este método foi proposto e implementado pela GEG, empresa internacional de consultoria e de projetos de engenharia com sede no Porto, responsável pelo cálculo estrutural do viaduto. O projeto tornou-se num dos símbolos do crescimento da cidade do Porto e um marco do contínuo melhoramento das acessibilidades numa malha urbana em desenvolvimento.
A competição Global Future Design Awards foi organizada pelo portal da arquitetura Architecture Press Release e tem como objetivo reconhecer ideias que redefinem a arquitetura através da implementação de novas tecnologias, materiais, programas e estéticas, focando-se em temas como a globalização e a revolução digital.